Blog Busque Profissionais

Edição de vídeo: 7 programas gratuitos para usar em suas produções

Em 29/06/2016 - Design e tecnologia

Por mais que seu material tenha ficado muito bom, na maioria das vezes ainda é necessário fazer alguns ajustes para que fique tudo perfeito, e você só vai conseguir isso através da edição, com alguma técnica e um software adequado as suas habilidades e necessidades.

E como encontrar o programa perfeito com tantas opções no mercado e tantas opiniões divergentes? Para te ajudar, pesquisamos pelos programas mais utilizados, mais bem avaliados pela crítica e que nossos colaboradores utilizam, e fizemos uma lista com 7 deles, separados por nível de conhecimento.

Teste, veja qual se adapta às suas necessidades e bom trabalho!

Para iniciantes em edição de vídeo

Para quem está começando a editar seus vídeos ou quer fazer algo básico, que não exija muito em termos de ferramenta, indicamos dois programas, um para PC e um para Mac:

Windows Movie Maker 

O Windows Movie Maker é uma ferramenta bastante simples e intuitiva e permite que o usuário realize edições básicas em seus vídeos, como cortar, inserir transições, colocar efeitos de cor básicos e textos.

O programa só é um pouco limitado em relação aos formatos de vídeo suportados na importação e gerados na formatação.

Software de edição de vídeo: Windows Movie Maker

iMovie

O iMovie também é uma ferramenta bem simples, utilizada para realizar edições quando o vídeo não exige muito em termos técnicos. Funciona bem tanto no Mac quanto em dispositivos móveis da Apple.

O iMovie também permite que você corte, insira áudio, textos simples e até alguns efeitos e transições em seus vídeos, mas também tem limitações quanto aos formatos de vídeo suportados na importação e gerados na exportação.

Software de edição de vídeo: iMovie

Para nível intermediário em edição de vídeo

Se você já tem um pouco mais de familiaridade com a edição de vídeo e suas técnicas, ou precisa de ajustes mais avançados em suas produções, talvez seja hora de abandonar os programas básicos e passar para algum mais completo. Confira dois desses:

Lightworks

Disponível apenas para PC, o Lightworks é um programa mais completo do que os básicos Movie Maker e iMovie, mas ainda assim é bastante fácil de utilizar e realizar suas edições em um nível mais profissional.

Software de edição de vídeo: Lightwork

A interface simplificada e um pouco diferente do habitual pode assustar a princípio, mas com um pouco de treino, a utilização fica intuitiva.

Movavi

O Movavi é um editor para usuários intermediários, mas que não fica muito atrás das ferramentas profissionais. Ele disponibiliza uma série de recursos para ajustes de cor, inserção de efeitos mais complexos e muito mais.

Assim como o Lightworks, sua interface pode assustar a princípio, nesse caso, por causa dos recursos mais avançados, mas é algo bem intuitivo e simples depois que você se acostuma.

Software de edição de vídeo: Movavi

Para nível avançado em edição de vídeo

Muitas vezes, você precisa de recursos, ferramentas e técnicas que não podem ser encontrados e realizados através dos programas de edição mais comuns. Nesse momento, você deve investir em um software profissional, que seja capaz de atender a todas as suas demandas com qualidade total e sem complicação. Veja três dicas e escolha o seu:

Adobe Premiere

O Premiere é conhecido por ser um programa robusto e completo que oferece diferentes recursos de edição para seus vídeos.

Ele pode ser bastante complicado de utilizar a princípio, mas com um pouco de estudo, você se acostuma a seus atalhos, recursos e tudo mais.

O Premiere pode ser utilizado tanto no PC quanto no Mac, mas é gratuito apenas por 30 dias.

Software de edição de vídeo: Adobe Premiere

Sony Vegas

O Sony Vegas, assim como o Premiere, é um programa profissional para edição de vídeo, que oferece recursos para que você crie desde vídeos simples a produções dignas de Hollywood (é sério).

Como um programa completo e robusto, ele pode ser complicado de decifrar a princípio, mas é bem tranquilo quando você pega alguma prática.

O Sony Vegas também é gratuito para testes por 30 dias.

Software de edição de vídeo: Sony Vegas

Final Cut

O Final Cut também é uma ferramenta profissional, exclusiva para Mac, que conta com diversos recursos de edição para deixar seus filmes profissionais.

Comparado com o Premiere e o Sony Vegas, o Final Cut possui uma interface mais simples e intuitiva, mas, tecnicamente, está bem equilibrado com os dois, sendo usado também em grandes produções.

O Final Cut é um programa pago, com uma versão de testes de 30 dias.

Software de edição de vídeo: Final Cut

Agora que você já conhece diversos programas para editar seus vídeos, só precisa escolher o que mais se adequa a sua realidade e necessidades.

Lembre-se que não há um programa melhor ou pior, apenas programas diferentes, criados para pessoas com habilidades e necessidades diferentes. Não fique apreensivo para utilizar um Movie Maker, mas também não tenha medo de descobrir o Premiere!

Além do mais, como sempre dizemos, quem faz o vídeo é você e não suas ferramentas. Antes de começar sequer a gravar, vale fazer um bom planejamento, já ter um roteiro definido que inclua a parte da edição, e ter noções sobre ângulos, cortes e mais.

Isso tudo vai ajudar muito na edição de vídeo e fazer com que você consiga o resultado final esperado.

Fonte

Precisa da ajuda de um profissional para editar seus vídeos? Clique aqui.

 

 

Quer fazer um comentário?

Seu endereço de e-mail não será publicado.